você está em » Nossas Conquistas
Publicado em: 21/02/2012

Sebrae convida empresas de TI a concorrer a prêmio de competitividade

Foi dada a largada para o MPE Brasil, prêmio de competitividade para micro e pequenas empresas promovido pelo Sebrae. Até 30 de julho, empresas de diferentes segmentos podem se inscrever para, além de concorrer ao Prêmio, ganhar uma consultoria gratuita quanto ao grau de maturidade que seus sistemas de gestão apresentam. Para abordar todos esses pontos e incentivar os associados da Apeti a participarem da iniciativa, o Sebrae promoveu uma palestra com um empresário que tem conhecimento de causa: Marcelo Gimenes, da Bios Computadores, empresa eleita “Melhor Empresa de Serviços de TI do Brasil” na edição 2012 do MPE. 

“Se um ‘capiau’ de Catanduva ganhou o prêmio, com certeza vocês podem ganhar”, brincou Gimenes logo no início de sua palestra. Localizada em Catanduva, cidade a 60 km de São José do Rio Preto, a Bios tem vinte anos de atuação e conta com 27 colaboradores. A empresa oferece assistência técnica na área de informática e comercializa equipamentos para automação comercial. “Mas o nosso principal foco é oferecer produtos com valor agregado, já que não podemos entrar em ‘guerra de preço’”, destacou.

De forma divertida, Gimenes apresentou todas as iniciativas da Bios que a fizeram conquistar o Prêmio. Uma delas foi a implantação de POP (Procedimento Operacional Padrão) em todos os setores da empresa. “Elaboramos os POPs com a participação da equipe inteira”, contou. “Embora sejamos abertos a revisões dos POPs, defendemos muito a importância de os colaboradores seguirem o que já foi definido”. 

A preocupação com o desenvolvimento e a motivação da equipe também é forte na Bios. Para isso, existe a Bios Universidade Corporativa, que oferece cursos e treinamentos aos colaboradores tanto na parte técnica quanto comportamental. 

 Outro ponto de destaque está na área de responsabilidade social e ambiental. Por meio da Fundação BiosKids, a empresa recolhe computadores antigos, os reforma e, então, faz doação a crianças e adolescentes que têm esse sonho. “Nossos colaboradores, que participam de todo o processo, ficam entusiasmados em fazer essa ação, de forma que a iniciativa acaba sendo importante não só para quem recebe o computador, mas também para quem doa”, avaliou Gimenes. 

O Prêmio

“O melhor do Prêmio não é ganhar, mas melhorar a sua gestão”. Dessa maneira, Gimenes resumiu para todos os presentes a validade de concorrer ao MPE Brasil. Ele contou que, em 2008, concorreu ao Prêmio, mas não ganhou. Apesar disso, conquistou muito mais conhecimento para melhorar a competitividade de sua empresa – o que trouxe frutos agora.

O presidente da Apeti, Rafael Derrico, destacou também que o aumento da produtividade está sempre associado à melhor gestão – foco do MPE Brasil –, e não somente à parte técnica. “A gestão costuma ser o ‘calcanhar de Aquiles’ da maioria das empresas. Sabendo quais são os problemas, fica possível corrigi-los”.

O gerente regional do Sebrae, Marcos José Amancio, explicou que a primeira etapa para se inscrever é preencher o formulário disponível no site http://www.premiompe.sebrae.com.br/. “Esse documento fará um diagnóstico da situação de gestão da empresa, o que será de grande valor para o empresário, independente de ele se sagrar vencedor ou não”, explicou. Por fim, destacou: “Temos empresas de TI de alto nível em Rio Preto, por isso estamos otimistas quanto à chance de termos mais cases em nossa região”.

Visite-nos nas redes sociais:         
Copyright © 2017 Bios Mais Tecnologia
Todos os direitos reservados.
  Rua Pernambuco, 39 - CEP 15.800-080 - Catanduva-SP
  Telefone/Fax: (17) 3531-2900 / 3523-2433 / 3045-2464
  E-mail: info@bios.com.br